03/04/2024
Senioridade você tem ou não tem
Nas minhas andanças pelo mercado de trabalho, e olha que não foram poucas, já me deparei com quem tinha apenas 3 anos de experiência com tal tecnologia e se considerava sênior e o oposto também, quem já tinha mais de 10 anos e acreditava que não estava nesse outro patamar.
Mas que patamar é esse afinal de contas? E o mais importante, qual dos dois profissionais está certo?
Na verdade ambos podem estar certos e errados, é o profissional de Schrödinger(tu dum tsss), brincadeiras à parte acredito que dois pontos precisam ficar esclarecidos caso você deseja saber se já pode ser considerado um profissional sênior.
Primeiro ponto, você domina a tecnologia em questão a ponto de resolver problemas e atividades complexas? Possui autonomia para desenvolvê-las? Seu conhecimento prático e teórico é aprofundado? Se as respostas dessas perguntas foram afirmativas então é bem provável que você seja sênior, mas existem outros pontos que devem ser considerados.
Segundo ponto, vivência na área... a tão famosa experiência ou tempo de casa, pode parecer besteira para quem está começando, ou para o profissional pleno mas existem alguns fatores que só a experiência vai fazer você atingir tal resultado ou pegar um caminho mais curto ou com menos percalços, ou mesmo o conhecimento sobre tais processos da empresa. Um dev front-end sênior por exemplo por mais que ele não saiba ReactJS por exemplo mas já possui uma base forte em javascript terá uma curva de aprendizado menor do que um front-end júnior por exemplo.
Então acaba que um fator depende do outro tanto a maturidade na área quanto o conhecimento técnico!